Comunicado de Imprensa

@Madeira é uma conta do Twitter de “Curadoria Rotativa”.

O que quer dizer “Curadoria Rotativa”?

Curadoria Rotativa é o conceito pelo qual uma conta numa rede social é gerida por um curador, durante um determinado período de tempo e abrangendo um vasto leque de assuntos, que tanto pode tratar-se de uma localidade, um país, uma organização, um grupo, etc.

Este conceito tem demonstrado ser um sucesso na rede social Twitter. Há hoje em dia inúmeras contas em que existem diversos porta-vozes a cada nova semana. Um exemplo de sucesso deste tipo de contas é @Sweden – uma campanha iniciada pelo Svenska Institutet e por @VisitSweden no Twitter.

Contrariamente aos curadores do projecto da Suécia, que é uma conta oficial autorizada do próprio país que permite que cada cidadão ‘tweet’ em nome da nação, a conta @Madeira é uma conta não oficial e não financiada.

A conta @Madeira foi registada em 10 de Maio de 2007 por uma pessoa privada com o objectivo de promover a Ilha, que na altura não era assim tão popular (na Internet).

@Madeira tornou-se num projecto cujo objectivo é oferecer a cidadãos e residentes da Madeira a oportunidade de apresentar a história e a cultura da Madeira através de diferentes mentalidades, experiências e pontos de vista que a ilha Portuguesa apresenta.

Com base no conceito de Curadoria Rotativa, o fluxo de informação desta conta no Twitter é agora mantido por curadores, que neste caso foram designados de “levadeiros”.

O levadeiro ou a levadeira tem a tarefa de recomendar coisas a fazer, lugares a visitar, partilhar opiniões e ideias diversas, durante um período de sete dias. Ele ou ela faz a gestão da conta Twitter @Madeira e transmite sensações visuais para os seguidores.

O objectivo é que, em cada semana, uma pessoa diferente na/da Madeira tome o leme da conta @Madeira no Twitter e que partilhe com o mundo as suas impressões, memórias, histórias, fotografias, cultura e identidade.

As publicações e interações são em Inglês, uma vez que a comunicação internacional nesta língua é o melhor meio para atingir e atrair a maior audiência possível. No entanto, algumas palavras referenciais em Português são aceites, claro.

O levadeiro de serviço tem de ter uma certa ligação com a Região Autónoma da Madeira: ele ou ela é, ou foi, um cidadão da Madeira, ou os seus antepassados são oriundos da Madeira, ou ainda é um visitante frequente da Ilha.

Este conceito de Curadoria Rotativa é novo na Madeira e em Portugal também. @Madeira é a primeira conta do género em Portugal.

Para seguir @Madeira no Twitter, visite aqui:
http://twitter.com/Madeira